Usar arcano invertido ou não?
- Prida
- 23 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

As cartas invertidas, quando aparecem em algum jogo, tradicionalmente apontam para a leitura contrária à que usualmente interpretamos neste arcano. A invertida é entendida como o negativo da carta. Assim, se há o cavaleiro de paus invertido, é de se esperar pouca energia, pouco interesse em fazer algo, do mesmo jeito que não devemos esperar sucesso se sai o ás de ouros invertido; mas caso saia um cavaleiro de espadas invertido, podemos imaginar que não haverá crise. A posição invertida é a ausência da energia da carta.
Agora, usar ou não a condição invertida dos arcanos em tiragens é uma escolha que o tarólogo deve fazer e isso deve ficar claro e estabelecido antes da tiragem das cartas em si. Inclusive há decks em que a parte traseira das cartas tem pé, ou seja, você consegue identificar se a carta está na posição correta ou não.
Eu, pessoalmente, não considero as cartas invertidas em minhas tiragens, acho esse recurso um complicador na leitura das cartas e não creio que agregue mais valor ou complexidade na interpretação. Todos os arcanos encontram em outra carta a sua negativa; por esse motivo não vejo nenhuma necessidade em acrescentar mais uma variável à leitura das cartas, e sei que quando o tarô precisa me dizer algo ele usará a sincronicidade para mostrar um arcano com aquela energia, esteja a carta como estiver. Mas essa é a minha escolha!
Comments